Páginas

Deixe seu Recado

domingo, 6 de março de 2011

Retiro da PJ - 1ª parte

No momento em que escrevo esse post, acontece a parte do Julgar (metodologia Ver, Julgar, Agir) do processo metodológico que a PJ utiliza. Aqui nos o chamamos do momento do Iluminar que é feito pelo Francisco Magalhães de Lima (Chico). Estamos reunidos desde o dia 05/03 (ontem) com uma dinâmica de trabalhar as diversas dimensões do Cuidado mas especificamente aquela que deve ser voltado para o Meio Ambiente. Em conformidade com a CF 2011, resolvemos dar ao retiro o tema:

Da Mãe Terra: Esperança e Resistência

Para aquele que é antenado nas atividades permanentes da PJ saberá logo que este é o lema da semana da cidadania deste ano. No entanto, acreditamos ser oportuno trabalhar nesta linha dentro deste Retiro.

Iniciei o dia de ontem com o Ver que eu chamei de "Momento do abrir os olhos" onde proponho o exercício da quebra de paradigmas e do condicionamento ao qual somos submetidos desde nossa infância. Também, como forma de olhar e perceber as problemáticas que vivenciamos em nosso estado referentes aos descasos ambientais. É de suma importância que nossa juventude comece a protagonizar a construção de uma mudança em detrimento de algo que é real e urgente. Para isso, utilizamos o vídeo "História das Coisas" como fundamentação na compreensão do que este mundo está nos oferecendo a cada dia. veja o vídeo:




A partir dai foram provocados com diversas reflexões e orientados a criarem um mural (em papel madeira) que retratasse a partir do Ver a dinâmica do Cuidado que precisamos ter conosco, com o outro e com o nosso meio ambiente. Os participantes construíram seus murais.










Na noite tivemos a celebração dos mártires com uma proposta de caminhar até pontos estratégicos onde estavam posicionais 5 pessoas que iriam fazer o papel dos Mártires.Os escolhidos foram:

1º - Chico Mendes --> Lutou por reservas extrativistas para os povos da floresta;
2º - Ir. Doroth Stang --> Trabalhou com pequenos agricultores com desenv. sustentável;
3º - Pe. Ezequiel Ramin --> Trabalhou entre os pobres e indígenas na Amazônia;
4º - Margarida Alves --> Lutou por reforma agrária contra usineiros e senhores do engenho exploradores do trabalho do povo;
5º - Jesus Cristo --> Não há maior amor do que dar a vida pelo seu irmão.

O grupo foi provocado através de um encenação a refletir se eles estão buscando trabalhar em prol do projeto de vida de Jesus Cristo a partir de um personagem interpretado por Leonardo (eu) que os provocavam a desistirem de estar ali.

Personagem:
Provocador: "O que vocês estão fazendo aqui? perca de tempo, perca de tempo. Vocês não terão êxito. Desistam, vão embora daqui, vocês querem morrer? Meio Ambiente? pra quê cuidar do meio ambiente? Vocês querem morrer? Muitos tentaram, mas eles morreram! Vocês querem morrer? Eles morreram, me sigam e eu os mostrarei."



Neste momento acontece a procissão de visita aos mártires.











Nesta manhã a juventude iniciou o trabalho do iluminar. Esperaremos o término da tarde para construir um outro post que trabalhará o momento do Iluminar e no período da tarde trabalharemos o Agir, algo de concreto para ser feito pela juventude que estará sendo colocado no outro post.

Acesse o album de fotos deste retiro clicando no botão "Fotos" logo acima do mural de recados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário