Páginas

Deixe seu Recado

terça-feira, 1 de setembro de 2009

SPM realiza formação sobre meio ambiente

Nestes dias 29 e 30 de Agosto, no Centro de Formação São Francisco de Assis, um grupo de pessoas, dentre elas, estudantes do curso técnico floresta e integrantes da PJ da Paróquia São Francisco de Assis, participaram de um encontro de formação em educação ambiental que foi patrocinado pela Cáritas Brasileira e que teve como cronograma proposto de atividades:


29/08/09

Manhã

Manejo Florestal Sustentável
Recuperação de Matas Ciliares (Impactos, recuperação e conservação)
Estudo sobre algumas espécies de mudas
Filme sobre abertura da BR 429

Tarde
Oficinas:

Produto de limpeza - ecologicamente correto (sabão em barra e líquido feito de resto de óleo de cozinha)
Oficina de reaproveitamento de Papelão.

30/08/09

Manhã

Realidade sócioambiental de Ariquemes e região
Palestra sobre banco de sementes
Apresentação de algumas sementes

Este projeto foi elaborado no ano de 2007 e está sendo realizado pelo SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes com a participação da PJ da Paróquia São Francisco de Assis.


Durante este encontro de estudos pudemos contar com a colaboração do Engenheiro Florestal Márcio José Lovatti, formado pela USP que falou sobre Manejo Florestal Sustentável em sua palestra.

Depois, esteve presente, colaborando com as palestras sobre Mata Ciliar e Queimadas, Assis, funcionário da SEDAM de Ariquemes e integrante do GTEA - Grupo de Trabalho em Educação Ambiental.
No período da tarde, foram trabalhadas duas oficinas práticas. Sobre produto de limpeza ecologicamente correto, Marli, funcionária do local onde estava acontecendo o encontro, nos auxiliou na elaboração do sabão, mostrando o processo passo-a-passo ensinando-nos a fazer sabão líquido e sabão em barra. Após esta oficina, o senhor Assis retomou com o grupo falando sobre algumas mudas que a SEDAM disponibilizou, abordando sobre o tipo de espécie, sua finalidade, explicando quais tipos de mudas existem e abordando sobre as especies disponíveis no viveiro da SEDAM, que estão a disposição de todos. Após esta abordagem, o grupo retornou para a sala para assistir a palestra do senhor Assis sobre queimadas, que falou também de alguns programas disponibilizados pelo governo.
A partir das 16:30, tivemos a segunda oficina prática, com Eveline Moerschbacher, acadêmica, cursando o 4º Período de Matemática, integrante do GTEA e da PJ da paróquia São Francisco de Assis. Eveline ensinou a utilizar o papelão no intuito de reaproveita-lo convertendo lixo em geração de renda, utilizando-o na confecção de caixas de enfeite, fáceis de fazer e a custo quase zero.
No dia 30, tivemos a presença da Médica Veterinária, mestra em biologia, Caroline Araújo Cadamuro, funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e integrante do GTEA que abordou sobre a Realidade Sócio Ambiantal de Ariquemes e Região.
E para finalizar, seu Assis retomou abordando sobre o banco de sementes, abordando algumas espécies que são disponibilizadas e falando sobre a coleta das sementes, falando sobre o curso para coletadores.
Vejam as fotos clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário